Tutorial III

Introdução e Considerações para a Aplicação do Novo e Melhor Modelo IEEE 1584-2018 Arc Flash

Data e Hora

Data Hora
Início 22 de Maio 8:00 a.m.
Finalização 22 de Maio 12:00 p.m.

 

Instrutores

Marcelo E. Valdés

Marcelo E. Valdés (Universidade de Cornell BS EE’77) tem sido parte de GE por 20 anos como engenheiro de campo, vendas, marketing e engenheiro de aplicações em California. Depois disso, foi chefe de produtos e chefe de engenharia de aplicações para GE em Connecticut e Carolina do Norte por 21 anos. Em 2018, Marcelo Valdés se tornou parte de ABB quando a companhia comprou a divisão de “Industrial Solutions” de GE. Nos últimos 15 anos o engenheiro Valdés tem se focalizado em melhorar a proteção de sistemas de baixa tensão,  especificamente para controlar o risco ligado ao arco elétrico (Arc Flash). Durante este tempo Valdés tem conseguido 27 patentes nos Estados Unidos da América, tem publicado mais de 35 artigos de IEEE e tem recebido vários reconhecimentos de IEEE graças a suas contribuções na engenharia de sistemas e a proteção do trabalhador.

 

Albert Marroquin

Albert Marroquin é um engenheiro profissional de California. Ele é o designer e director para os produtos analíticos de arco elétrico para sistemas de corrente alterna, corrente contínua e alta tensão de ETAP. Albert é um membro do grupo de trabalho de IEEE P1584, IEEE P1814 e um assistente ativo de seminários e reuniões de NFPA 70E. Ele é membro do ramo elétrico de NFPA. Além disso, Albert tem sido os últimos 5 anos o vice-presidente do grupo de taferas de validação de modelos Arc-Flash de IEEE P1584. Em 2001 ele se tornou parte de ETAP como engenheiro elétrico e tem mais de 18 anos de análise de sistemas de energia e desenho de software.

O tutorial

Engenheiros fazendo estudos de arco elétrico (Arc Flash), vocês têm um novo desafio! A nova guia IEEE Std. 1584, “Guia Para Cálculos sobre Perigos do Arco Elétrico” foi publicada em novembro de 2018. Engenheiros ao redor do mundo deverão aprender este novo e mais complexo método para calcular corrente de arco e energia quando o arco pode pôr o trabalhador em perigo. Depois de quase dois décadas de usar o método prévio, por quê o novo modelo é tão diferente?

O novo modelo é resultado da colaboração entre NFPA e IEEE para melhorar a exatidão dos cálculos de energia incidente e melhorar a maneira em que os cálculos refletem a situação real. Ao utilizar o modelo de 2002, muitas pessoas acharam que o modelo não refletia todas as configurações possivelmente importantes dos equipos. O projeto de investigação, que teve ao redor de 2000 provas de curto-circuito, criou o novo modelo de 2018. Os condutores verticais anteriormente modelados numa caixa e ao ar livre agora têm 3 configurações: condutores verticais numa caixa que terminam numa barreira para isolamento (VCBB), condutores horizontais numa caixa apontando para o trabalhador (HCB) e ao ar livre (HOA). Se estas configurações estão presentes, a energia nas instalações pode ser maior e é preciso ter uma seleção de EPP com maior proteção. As novas provas de laboratório feitas por IEEE e NFPA permitiram o desenvolvimento do novo modelo que inclui o comportamento físico da corrente de arco e a energia incidente nas 5 configurações diferentes. O trabalho também inclui um modelo mais preciso para a corrente de arco em relação com a potência de falha disponível, a variação de corrente de arco ligada, assim como os efeitos do tamanho da caixa ao redor do arco sobre a energia incidente. Mais, o modelo somente refleita o comportamento dentro do laboratório e isso também deve ser reconhecido.

A aula terá informação atual sobre os antecedentes das provas de laboratório e o desenvolvimento do modelo para ajudar aos engenheiros a entender como ou por quê os resultados de energia de corrente de arco e incidente podem ser diferentes aos resultados do modelo IEEE 1584-2002. Além disso, a discussão terá o que provavelmente seja o problema de aplicação mais difícil do novo modelo: a classificação do equipo nas cinco configurações de electrodos.

Informação Adicional

 

Página IEEE vTools