Nossa missão

Nossa missão é a de inspirar e encorajar mulheres dos ambientes pré-universitário, universitário e profissional a perseguirem e alcançarem o sucesso e a excelência em suas carreiras nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

Essa inspiração e esse encorajamento vem de projetos com as alunas, da promoção de palestras com engenheiras de destaque na comunidade, de encontros entre as alunas para troca de experiências e de projetos dentro e fora da universidade.

A História do IEEE WIE

Em 28 de fevereiro de 1993, a “Comissão de Atividades Técnicas do IEEE” aprovou uma moção para que a “Comissão de Administração” encorajasse a participação das mulheres, especialmente as estudantes em engenharia, em todas as suas atividades. A partir dessa decisão, surgiu um projeto para aumentar o número de mulheres no IEEE. Esse projeto estabeleceu um programa conhecido como Mulheres na Engenharia (Women in Engineering – WIE).

No início, as principais atividades do grupo WIE estavam centradas na participação em encontros das comissões do IEEE, na criação de subcomissões de educação, na concessão de prêmios e na publicação do boletim do WIE. Em 1997, o grupo WIE foi formalmente elevado de uma Comissão ad-hoc para a Comissão Permanente do Conselho de Administração do IEEE.

Em 2001, mais de 2500 membros do IEEE no mundo inteiro aderiram ao WIE. Em 2002, o número de membros dobrou e sete grupos de afinidades WIE foram formados. Em 2005, O WIE contava com mais de 9000 membros do IEEE. Os coordenadores foram nomeados para as Regiões 1-9 e também para as principais sociedades. Noventa grupos de afinidades foram estabelecidos no mundo todo. Em fevereiro de 2005, o “Comitê de Administração do IEEE” aprovou e concedeu o direito a voto aos representantes do WIE nas “Comissões de Atividades Educacionais”, “Atividades Regionais e Atividades Técnicas”.

O WIE almeja crescer uma vibrante comunidade do IEEE composta por mulheres e homens que coletivamente usam os seus diversos talentos para inovar em benefício da humanidade.

Referências:
http://wie.ieeevic.org/about4.htm
http://www.ieee.org/membership_services/membership/women/women_about.html

Nossa História

O grupo WIE IEEE UNICAMP  8 alunas de pós-graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de  Computação da Unicamp. Em junho de 2010 havíamos conseguido o número necessário de assinaturas para a abertura do grupo.

Depois de alguns meses, em outubro de 2010, o grupo IEEE de Mulheres na Engenharia da Unicamp, ganha o status de oficial. A partir daquele momento o grupo IEEE WIE UNICAMP não só passou a existir, mas tornou-se o maior grupo de mulheres da Seção Sul do país.

O grupo IEEE WIE UNICAMP foi inicialmente formado por 8 mulheres da pós-graduação dos cursos de engenharia elétrica e de computação, que formaram a diretoria do grupo: Vanessa Testoni, Fernanda Trindade, Andrea Martin, Paula Costa, Érika de Almeida, Indayara Martins, Lidia Galdino e Veruska Moreira.

WIEUnicampFundacao2010
Primeira reunião oficial do IEEE WIE Unicamp, em 2010.

Desde então o grupo vem aumentando, contando com o reforço e a vontade das meninas da graduação. O IEEE WIE UNICAMP realiza palestras com mulheres de destaque, reuniões sobre assuntos pertinentes à carreira e se prepara para para apoiar projetos tecnológicos e realizar ações em ambientes pré-universitários visando encorajar jovens garotas a ingressarem na carreira de engenharia e áreas correlatas. Nosso objetivo é levar a mensagem de que matemática e ciências são divertidas, que a engenharia traz opções de carreira que beneficiam a humanidade e que não é dependente de gênero.

Se você quiser fazer parte desta história, entre em contato também pode ser utilizado se você já é membro do IEEE e deseja apenas se registrar como membro do WIE UNICAMP.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *