Este projeto é uma iniciativa do grupo IEEE WIE (Women in Engineering) Unicamp (http://site.ieee.org/southbrazil-wie/), está sendo coordenado pela Profa. Juliana Freitag Borin do IC-UNICAMP e apoiado pela Samsung. O projeto foi aprovado na chamada “MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras – Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação que tem o objetivo: 

“Estimular a formação de mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil, combatendo a evasão que ocorre principalmente nos primeiros anos destes cursos e despertando o interesse vocacional de estudantes do sexo feminino do Ensino Médio e da Graduação por estas profissões e para a pesquisa cientifica e tecnológica” 

O projeto foi modelado para consistir de duas fases: 

  • Primeira fase: um curso para as meninas de ensino médio da Escola Estadual Hilton Federici de Barão Geraldo ensinará a desenvolver aplicativos para Android. O projeto já foi apresentado à estas meninas e o interesse foi enorme! Para isso usaremos a ferramenta MIT App Inventor, que permite o desenvolvimento de apps através de uma interface gráfica simplificada (http://appinventor.mit.edu/explore/). O curso acontecerá nas terças-feiras, das 19:00 às 21:30 na própria Escola Estadual Hilton Federici, de 18/03 à 10/06.
  • Segunda fase: as meninas que fizeram o curso formarão equipes para desenvolver seus próprios aplicativos. Cada equipe terá um(a) mentor(a) e os melhores apps serão submetidos a competições nacionais e internacionais, tais como a Technovation Challenge, que já tem uma etapa nacional bem-sucedida. Essa fase acontecerá no segundo semestre de 2014.

Quer saber mais sobre o projeto?

Envie um e-mail para wie_unicamp@ieee.org


Notícias do Projeto ASG

[ic_add_posts category='ASG']

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *