Olá, meninas!
O dia 08 de março é conhecido mundialmente como o Dia Internacional da Mulher.
Este ano o IEEE Wie Unicamp decidiu realizar um encontro para a celebração deste dia, que representa tantas lutas e vitórias femininas, além de uma recepção calorosa para as alunas de graduação.
As comemorações do dia 8 de março estão mundialmente vinculadas às reivindicações femininas por melhores condições de trabalho, por uma vida mais digna e sociedades mais justas e igualitárias. Essa luta é antiga e contou com a força de inúmeras mulheres que nos vários momentos da história da humanidade resistiram ao machismo e à discriminação.
A história do dia 08 de março nos remete ao auge das manifestações pela redução da jornada de trabalho, no qual 129 tecelãs da Fábrica de Tecidos Cotton, em Nova Iorque, cruzaram os braços e paralisaram os trabalhos pelo direito a uma jornada de 10 horas, na primeira greve norte-americana conduzida unicamente por mulheres. Violentamente reprimidas pela polícia, as operárias, acuadas, refugiaram-se nas dependências da fábrica. No dia 8 de março de 1857, os patrões e a polícia trancaram as portas da fábrica e atearam fogo. Asfixiadas, dentro de um local em chamas, as tecelãs morreram carbonizadas.
Durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada em 1910 na Dinamarca, a famosa ativista pelos direitos femininos, Clara Zetkin, propôs que o 8 de março fosse declarado como o Dia Internacional da Mulher, homenageando as tecelãs de Nova Iorque. Em 1911, mais de um milhão de mulheres se manifestaram na Europa. A partir daí, essa data começou a ser comemorada no mundo inteiro.
Por isso, gostaríamos de convidar todas a assistirem ao TED talk “Giving Visibility do Women in Science” e participarem de uma discussão conosco, enquanto saboreamos uma deliciosa sobremesa.
Esperamos todas vocês no dia 08 de março (terça-feira) às 12h30 na Sala da Congregação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC).
Convide as suas amigas e venha participar deste momento com a gente!