O que é o IEEE

O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, de sigla IEEE (pronuncia-se I-3-É), é a maior organização profissional do mundo. Sem fins lucrativos, foi fundada nos Estados Unidos e dedica-se ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. O IEEE tem ramificações em inúmeras partes do mundo, sendo seus sócios engenheiros de todas as áreas, cientistas da computação, profissionais de telecomunicações e áreas relacionadas da tecnologia. Seu objetivo antes era promover conhecimento no campo da engenharia elétrica, eletrônica e telecomunicação, mas atualmente sua abrangência incorpora áreas como nanotecnologias, inteligência artificial, bioengenharia, robótica, entre outros. Um de seus papéis mais difundidos é o estabelecimento de padrões para formatos e protocolos de comunicação de computadores e dispositivos eletrônicos.

História

As raízes do IEEE remetem a 1884, quando a eletricidade iniciou sua grande influência na sociedade. Havia uma importante indústria elétrica estabelecida, a do telégrafo, que desde os anos 1840 vinha a conectar o mundo com um sistema de comunicação de dados mais rápido do que a velocidade do transporte de cartas. As indústrias de telefonia, energia elétrica e luz entravam em  ação.
Na primavera de 1884, um pequeno grupo de indivíduos nas profissões elétricas se reuniu em Nova York, EUA. Eles formaram uma nova organização para apoiar profissionais em seu campo nascente e ajudá-los em seus esforços para aplicar a inovação no aprimoramento da humanidade - o Instituto Americano de Engenheiros Elétricos, ou AIEE, abreviado. Naquele mês de outubro, o  AIEE realizou sua primeira reunião técnica na Filadélfia, EUA. Muitos dos primeiros líderes, como o presidente fundador Norvin Green, da Western Union, vieram da telegrafia.
A energia elétrica se espalhou rapidamente, impulsionada por tecnologias como motores de indução, transmissão de longa distância e usinas de energia maiores. Empresas como General Electric, Siemens & Halske e Westinghouse subscreveram sua comercialização. O AIEE tornou-se cada vez mais focado em energia elétrica e sua capacidade de mudar a vida das pessoas através dos produtos e serviços sem precedentes que poderia oferecer. Havia paralelamente, um foco secundário na comunicação com fio, tanto no telégrafo quanto no telefone. Através de reuniões técnicas, publicações e promoção de padrões, o AIEE liderou o crescimento da profissão de engenharia elétrica, enquanto através de seções locais e de representações estudantis, trouxe seus benefícios para os engenheiros em diversos lugares.
Uma nova indústria surgiu com os experimentos de telegrafia sem fio de Guglielmo Marconi em 1895-1896, O que foi originalmente chamado de telegrafia "sem fio" tornou-se rádio com as possibilidades de amplificação elétrica inerentes aos tubos de vácuo que evoluíram a partir do diodo de John Fleming e do tríodo de Lee de Forest. Com a evolução da indústria surgiu uma nova sociedade em 1912, o Instituto de Engenheiros de Rádio, IRE. O IRE foi modelado na AIEE, mas foi dedicado ao rádio e, em seguida, amplamente à eletrônica. Além disso, promoveu sua profissão ao vincular seus membros por meio de publicações, normas e conferências, incentivando-os a organizar sessões e reuniões locais para troca de informações e ideias.
Com a ajuda da liderança das duas sociedades, e com as aplicações das inovações de seus membros à indústria, a eletricidade penetrou mais profundamente em todos os cantos da vida, através da televisão, do radar, dos transistores e dos computadores. Cada vez mais, os interesses das sociedades se sobrepõem. A associação em ambas as sociedades cresceu e, em 1º de janeiro de 1963, a AIEE e o IRE se fundiram para formar o Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos, IEEE. Em sua formação, o IEEE tinha 150.000 membros, dos quais 140.000 residiam nos Estados Unidos.
Ao longo das décadas que se seguiram, os papéis sociais das tecnologias sob a égide do IEEE continuaram a se espalhar por todo o mundo. No início do século 21, o IEEE atendia seus membros e seus interesses com 39 Sociedades; 130 revistas, transações e revistas; mais de 300 conferências por ano; e 900 padrões ativos. Desde então, os computadores evoluíram em massa, de mainframes para dispositivos desktop e dispositivos portáteis, conectados a redes globais conectadas por fios de cobre, microondas, satélites ou fibra ótica. Os campos de interesse do IEEE expandiram-se muito além da engenharia elétrica e eletrônica e computação em áreas como nanotecnologia, inteligência artificial, bioengenharia, ultrassom e robótica entre outros. A eletrônica tornou-se onipresente, integrada em tudo, desde cockpits de jato a robôs industriais e imagens médicas.
O IEEE é hoje uma instituição global que utiliza as inovações dos profissionais que representa para aprimorar sua excelência no fornecimento de produtos e serviços para membros, indústrias e o público em geral. Publicações e programas educacionais são entregues online, assim como serviços de membros, e eleições. Até 2010, o IEEE compreendia mais de 395.000 membros em 160 países. Por meio de sua rede global de unidades geográficas, publicações, serviços da Web e conferências, o IEEE continua sendo a maior associação profissional técnica do mundo.

Para maiores informações

Para saber mais informações, clique aqui para acessar o site oficial do IEEE