A Região 9 é uma divisão geográfica do IEEE (uma das 10 existentes) que compreende a América Latina e o Caribe, e tem como missão oferecer serviços a membros profissionais e estudantes que apoiam o processo de criação, desenvolvimento e integração da engenharia, compartilhando e aplicando conhecimentos sobre as tecnologias, ciências elétricas e da informação, adaptando-as às nossas condições e necessidades, com o objetivo de promover o desenvolvimento social e econômico da humanidade na região.
Essa região foi formada pelo IEEE em 1966. Naquela época havia 7 seções e 1779 membros. As seções foram: México, Argentina, Rio de Janeiro, Colômbia, Chile, São Paulo e Porto Rico. Já em 2011, eram 18235 integrantes em 33 seções que compreendem praticamente todos os países da América Latina
Missão e objetivos
- Apoiar o interesse de seus membros, cujos objetivos técnicos e profissionais coincidam com as responsabilidades da região dentro do IEEE.
- Incentivar atividades estudantis e supervisionar de forma geral a operação dos ramos estudantis dentro da região.
- Promover reconhecimento profissional aos membros por suas realizações, através de prêmios e nomeações a graduações superiores Sênior e Fellow do IEEE.
- Divulgar publicações periódica com artigos, notícias e outras informações de interesse da membresia regional.
- Oferecer treinamentos aos membros através de workshops e seminários.
- Colaborar com os Capítulos e Seções no desenvolvimento e implementação de programas para a educação de seus membros.
- Coordenar programas de desenvolvimento de membresia.
- Colaborar com as Seções e Conselhos na realização de congressos técnicos.
- Promover a participação dos membros em atividades técnicas.
- Promover visitas de palestrantes técnicos a diferentes locais dentro da Região para a apresentação de conferências em prol do aperfeiçoamento profissional se seus membros.
- Usar os meios de comunicação eletrônica como uma ferramenta eficaz para diminuir as barreiras geográficas entre os membros da Região.
Para maiores informações
Para saber mais informações, clique aqui para acessar o site oficial do IEEE R9