O IEEE

ieee_tag_blue_4c

Criado em 1884 por Thomas Edison e Alexander Graham Bell, o Institute of Electrical and Electronics Engineers – IEEE (lê-se I três E) é a maior e a principal associação profissional do mundo para o avanço da tecnologia sendo responsável pela publicação de mais de 30% de toda a literatura de Engenharia Elétrica, Eletrônica, Computação, Biomédica, Aeroespacial, Sistemas de Potência e Telecomunicações do mundo.

O IEEE é uma organização internacional sem fins lucrativos, que promove o desenvolvimento, integração e aplicação do conhecimento técnico-científico de áreas relacionadas à Engenharia Elétrica, através de congressos, publicações e mídia eletrônica, sendo também responsável por estabelecer diversos padrões técnicos. Suas atividades possuem uma grande credibilidade em todo o mundo, sendo realizadas periodicamente em todos os continentes.

O IEEE é líder no avanço da tecnologia, fomentando a prosperidade global pelo estímulo da inovação tecnológica, beneficiando as carreiras de seus membros e promovendo sua integração em uma comunidade global de profissionais de Engenharia Elétrica e áreas correlatas.

Atualmente o IEEE possui mais de 430.000 membros em todos os continentes, dentre os quais 25% são estudantes, organizados em aproximadamente 1.400 Ramos Estudantis.

O IEEE no Brasil surgiu em 1956 com a Seção Rio, que na época chamava-se Seção Brasil, expandindo-se até o número de Seções atuais em 1977.

Das 333 Seções do IEEE existentes no mundo, 5 delas estão no Brasil e, juntas, formam o Conselho Brasil:

Mapa_Brasil_Seção