Estamos procurando voluntários para o projeto “Android Smart Girls”

Este projeto é uma iniciativa do grupo IEEE WIE (Women in Engineering) Unicamp (http://site.ieee.org/southbrazil-wie/), está sendo coordenado pela Profa. Juliana Freitag Borin do IC-UNICAMP e apoiado pela Samsung. O projeto foi aprovado na chamada “MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras – Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação que tem o objetivo: 

“Estimular a formação de mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil, combatendo a evasão que ocorre principalmente nos primeiros anos destes cursos e despertando o interesse vocacional de estudantes do sexo feminino do Ensino Médio e da Graduação por estas profissões e para a pesquisa cientifica e tecnológica” 

O projeto foi modelado para consistir de duas fases: 

  • Primeira fase: um curso para as meninas de ensino médio da Escola Estadual Hilton Federici de Barão Geraldo ensinará a desenvolver aplicativos para Android. O projeto já foi apresentado à estas meninas e o interesse foi enorme! Para isso usaremos a ferramenta MIT App Inventor, que permite o desenvolvimento de apps através de uma interface gráfica simplificada (http://appinventor.mit.edu/explore/). O curso acontecerá nas terças-feiras, das 19:00 às 21:30 na própria Escola Estadual Hilton Federici, de 18/03 à 10/06.
  • Segunda fase: as meninas que fizeram o curso formarão equipes para desenvolver seus próprios aplicativos. Cada equipe terá um(a) mentor(a) e os melhores apps serão submetidos a competições nacionais e internacionais, tais como a Technovation Challenge, que já tem uma etapa nacional bem-sucedida. Essa fase acontecerá no segundo semestre de 2014.

 

Estamos em busca de voluntários para dar o curso e mentorar as meninas. Nossa meta é conseguir um número suficiente de voluntários de modo que cada voluntário fique responsável por, no máximo, duas aulas, sendo que o material didádico para cada aula será fornecido. Um voluntário que participa da primeira fase não precisa necessariamente participar da segunda fase. Idealmente, procuramos por mentoras mulheres, pois sabe-se que são vistas como modelos inspiradoras pelas jovens meninas. Mas homens que apóiam o projeto também são bem-vindos.

Se você se interessou pelo projeto e tem interesse em se voluntariar, venha conhecer melhor o “Android Smart Girls”. Faremos uma reunião somente com os voluntários na própria Escola Estadual Hilton Federici, no dia 18/03 às 19hs. Nesta reunião o projeto será detalhado e dúvidas quanto ao voluntariado serão esclarecidas. Neste mesmo dia e horário já acontecerá a primeira aula do curso em outra sala e os voluntários já poderão conhecer as alunas. Importante ressaltar que a simples presença na reunião de apresentação do projeto não implica necessariamente em participação obrigatória. Sinta-se livre para comparecer à reunião, conhecer o projeto e decidir posteriormente pela sua participação como voluntário(a).

Somente para fins de planejamento de tamanho do espaço da sala necessário para esta reunião, confirme sua presença asap através do e-mail vanessa.testoni@gmail.com.

Obrigada,

Coordenação projeto “Android Smart Girls”

 

Projeto “Android Smart Girls” – A sua chance de participar!
Classificado como:                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *