IEEE

SOBRE O IEEE

História

Fundado em 1963, a história do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos, ou simplesmente IEEE, começou a 79 anos antes do seu ano de fundação, em 1884, com o AIEE (Instituto Americano de Engenheiros Eletricistas), criado com o intuito de preparar as normas para indústrias elétricas do país. Alexander Graham Bell e Thomas Alva Edison foram membros fundadores.

Sua história continua com a fundação do IRE (Institutos de Engenheiros de Rádio), estabelecido em 1912 em Nova York. A princípio, muitos membros fundadores do IRE consideravam o AIEE e seus membros conservadores e focados na engenharia elétrica, criando o segundo instituto para o estudo de diversas outras áreas.

O IEEE, como conhecemos hoje, é resultado da fusão destas duas grandes organizações: o AIEE e IRE, sendo uma organização profissional sem fins lucrativos que promove criação, desenvolvimento, integração, compartilhamento e o conhecimento aplicado no que se refere à ciência e tecnologia em benefício da humanidade e da profissão de engenheiro.

1884 – AIEE

The American Institute of Electrical Engineers is Founded

 

1912 – IRE

The Institute of Radio Engineers is Founded

 

1963 – IEEE

IEEE is founded from the merge of AIEE and IRE

 

Regiões

O IEEE está dividido em várias regiões do mundo, 6 das quais estão localizadas nos Estados Unidos (o país em que o IEEE foi fundado). Essas regiões são divididas em seções, que agregam as filiais dos alunos, bem como os alunos e os membros profissionais de acordo com o local. O Ramo Estudantil da IEEE UNIFACS está localizado na Região 9, Seção Nordeste.

006699 color chipRegion 1  (Northeastern US)

006699 color chipRegion 6  (Western US)

006699 color chipRegion 2  (Eastern US)

FFCC33 color chipRegion 7  (Canada)

006699 color chipRegion 3  (Southern US)

E37222 color chip Region 8  (Africa, Europe, Middle East)

006699 color chipRegion 4  (Central US)

008542 color chipRegion 9  (Latin America)  

006699 color chip Region 5  (Southwestern US)

6B1F73 color chip Region 10  (Asia and Pacific)

 

 

Fontes: IEEE Regions

Importância

O IEEE é reconhecido como a maior organização internacional sem fins lucrativos, formada por profissionais de diversas áreas voltadas a técnologia. Com alto prestígio em áreas como telecomunicações, computação, tecnologias robóticas, veiculares, aeroespaciais, biomédicas, entre outros.
O IEEE também tem uma ação muito forte nas comunidades acadêmicas, promovendo eventos como congressos incentivando os voluntários a pratica de projetos para reporte, reuniões de ramos estudantis, cursos, webinares.

Impacto

O Instituto publica aproximadamente um terço da literatura técnica em engenharia elétrica, computação e eletrônica. É também responsável por mais de 300 das maiores conferências anuais e lidera a criação internacional de normas utilizadas em muitos serviços como telecomunicações, tecnologia de informação e na criação de produtos de potência, serviços e doações. Através de suas diversas ramificações e comitês, os membros do IEEE desenvolvem e apoiam tecnologias para o benefício da humanidade, melhorando a vida das pessoas desde as grandes cidades até as comunidades mais remotas.

Fonte: IEEE EPICS 2019

Código de Ética

Nós, membros do IEEE, em reconhecimento à importância de nossas tecnologias em afetar a qualidade de vida em todo o mundo e em aceitar uma obrigação pessoal com nossa profissão, seus membros e as comunidades que servimos, nos comprometemos a a mais alta conduta ética e profissional e concordamos:

  1.  a manter a segurança, a saúde e o bem-estar do público, esforçar-se por cumprir o desenho ético e as práticas de desenvolvimento sustentável e divulgar prontamente fatores que possam pôr em risco o público ou o meio ambiente;
  2. a evitar conflitos de interesse reais ou percebidos sempre que possível e divulgá-los às partes afetadas quando elas existirem;
  3. a ser honesto e realista ao declarar reivindicações ou estimativas com base nos dados disponíveis;
  4. a rejeitar suborno em todas as suas formas;
  5. a melhorar o entendimento por parte dos indivíduos e da sociedade das capacidades e implicações sociais das tecnologias convencionais e emergentes, incluindo sistemas inteligentes;
  6. a manter e melhorar nossa competência técnica e realizar tarefas tecnológicas para terceiros somente se qualificadas por treinamento ou experiência, ou após a divulgação completa das limitações pertinentes;
  7. a buscar, aceitar e oferecer críticas honestas ao trabalho técnico, reconhecer e corrigir erros e creditar adequadamente as contribuições de terceiros;
  8. a tratar de maneira justa todas as pessoas e não se envolver em atos de discriminação com base em raça, religião, gênero, deficiência, idade, origem nacional, orientação sexual, identidade de gênero ou expressão de gênero;
  9. a evitar ferir outras pessoas, suas propriedades, reputação ou emprego por meio de ações falsas ou maliciosas;
  10. a auxiliar colegas e colegas de trabalho em seu desenvolvimento profissional e apoiá-los no cumprimento desse código de ética.

As alterações no Código de Ética do IEEE serão feitas somente depois que as seguintes condições forem atendidas:

  • As alterações propostas deverão ser publicadas no INSTITUTO pelo menos três (3) meses antes da consideração final pelo Conselho de Administração, com um pedido de comentário, e
  • Todos os conselhos principais do IEEE terão a oportunidade de discutir as alterações propostas antes da ação final do Conselho de Administração, e
  • Será necessário o voto afirmativo de dois terços dos votos dos membros do Conselho de Administração presentes no momento da votação, desde que haja quorum, para que as alterações sejam feitas.

Como Fazer Parte

Faça a diferença

Você também pode participar do IEEE e suas atividades! Através de uma taxa anual, você se torna membro e tem acesso a materiais digitais e impressos, como revistas oficiais, artigos, vídeos de conferências, além de uma rede de network própria, e várias oportunidades, como participação em eventos, possibilidades de atuação em cargos e representações, cursos e descontos. Você também pode participar das atividades promovidas por um ramo estudantil e se tornar parte dele. Sua dedicação proporciona o seu resultado.

REGIÃO 9

IEEE Região 9

 

A Região 9 é uma unidade geográfica do IEEE (uma dos 10 existentes), que compreende a América Latina e o Caribe. Sua missão é servir os nossos membros profissionais e estudantes que apoiam o processo de criação, desenvolvimento e integração Engenharia, partilha e aplicação do conhecimento em tecnologias e ciências eléctricas e de informação, adaptados às nossas condições e necessidades, com o objetivo de promover o desenvolvimento social e econômico da humanidade na região latino-americana.

Conheça a atuação da Região 9:

  • Ele suporta os interesses dos membros, cuja técnica e objetivos profissionais corresponder as responsabilidades da região dentro do IEEE.
  • Incentiva atividades estudantis e fornece supervisão geral da operação de ramos estudantis dentro da região.
  • Ele fornece reconhecimento profissional para as realizações dos membros da região, através de prêmios e nomeações para os graus mais elevados (IEEE Senior e IEEE Fellow).
  • Circulou uma publicação periódica com artigos, notícias, anúncios e outras informações de interesse para a associação regional.
  • Ele oferece oportunidades de formação dos seus membros através de oficinas e seminários.
  • Colabora com os capítulos e seções na promoção e implementação de programas para a educação dos seus membros.
  • Coordena programas de desenvolvimento da sociedade.
  • Colabora com as Câmaras e Seções na realização de conferências técnicas.
  • Promove a participação dos membros nas atividades técnicas.
  • Promove visitas técnicas a diferentes locais dentro da região para apresentar palestras em favor do aperfeiçoamento profissional de seus alto-falantes membros.
  • Ela promove a utilização de comunicações eletrônicas como um meio de comunicação mais rentável dadas as condições dispersão geográfica dos membros de nossa região.

R9 SAC

O R9 SAC – Comitê de Atividades Estudantis tem o objetivo de guiar e coordenar, sempre que necessário, todos os Ramos Estudantis em suas atividades, bem como, a seus conselheiros, presidentes de capítulos técnicos e seus mentores. O Comitê organiza prêmios e reconhecimentos Regionais, atividades que promovam o conhecimento e prática de temas técnicos e pesquisas.

CONSELHO BRASIL

IEEE Conselho Brasil

Na década de 60, era comum haver somente uma seção do IEEE por país, com exceção dos Estados Unidos. O Brasil, porém, encontrava dificuldades para reunir os muitos engenheiros do país, devido ao seu tamanho. O contato entre os profissionais de todos os estados era bastante difícil, além disso, havia uma grande concentração da produção tecnológica em alguns estados, como São Paulo.

No começo, essa seção contava com poucos membros, a grande maioria vinda da empresa Light, que incentivava a presença nas reuniões. Isso foi essencial para que a seção se fixasse, pois garantia que qualquer atividade realizada pelo IEEE São Paulo teria público. Assim, era possível convidar grandes nomes da engenharia para ministrar palestras sem correr o risco de ser um fiasco. Esses encontros ganharam renome devido à sua qualidade, o que passou a atrair público de outras empresas, permitindo uma ampliação do número de membros da seção.

Fonte: IEEE Brasil

Conheça a atuação do Conselho Brasil:

Promover a engenharia de criação, desenvolvimento, integração, compartilhamento e o conhecimento aplicado no que se refere à ciência e tecnologia, acompanhando e auxiliando as seções relativas ao conselho. Também trabalha como interseção entre a região e as seções que o compõem.

Das 333 Seções do IEEE existentes no mundo, 5 delas estão no Brasil e, juntas formam o Conselho Brasil. Estas seções abrangem todos os Estados do Brasil e são assim classificadas:

Nordeste – BA, PE, PB, CE, RN, AL, SE, PI, MA
Minas Gerais – MG
Rio de Janeiro – RJ, ES
Centro-Norte Brasil – DF, GO, MT, MS, PA, TO, AM, RO, RR, AC, AP
Sul Brasil – SP, SC, PR, RS

NORTHEAST BRAZIL SECTION

Northeast Brazil Section

Criada em 1974, a Northeast Brazil Section representa legalmente o IEEE internacionalmente na região Nordeste do país, composta pelos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Maranhão e Piauí. A seção, em termos de organização administrativa e financeira, reporta à Região 9 – América Latina. Sua atribuição é estimular e coordenar o planejamento de todos os Capítulos e Comitês, fornecendo apoio administrativo e financeiro para o alcance dos objetivos traçados.

Conheça a atuação da Northeast Brazil Section:

A seção coordena os webinares (seminários online) sobre temas técnicos relacionados a diversas área das engenharias, premiações, e bonificações referentes a premiações, atuando entre um intermédio do IEEE e os ramos da seção, sendo uma das atividades a realização da RSR, Reunião Seccional de Ramos, como forma de promover a integração dos voluntários de diferentes ramos, bem como a troca de experiências culturais e profissionais. A RSR, inspirada no Domingo de Ramos, realizado em Juazeiro, em 2015. Em 2017 a RSR aconteceu em Salvador – BA, em uma parceria dos Ramos IEEE UNIFACS, UFBA e CIMATEC, totalidade dos ramos soteropolitanos na época. Em 2018, a RSR não foi realizada, em decorrência da RNR, Reunião Nacional de Ramos, ter acontecido dentro da seção, em Campina Grande – PB. Em 2019 a RSR ocorreu em Natal. E em 2020 a RSR ocorreu online.

SAC Northeast Brazil Section

O SAC Northeast Brazil Section – Este comitê tem como atuação orientar os ramos relacionados a sua região, quando nescessário, em relação a sua organização e administração, assim como os membros de cada ramo, além de organizar prêmios e reconhecimentos da seção, atividades que promovam o conhecimento e prática de temas técnicos e pesquisas.