3 Livros que todo Profissional deveria Ler

Durante um curso superior, são várias as oportunidades de crescimento pessoal, em conhecimentos específicos da área de estudo, mas também em habilidades profissionais, que, muitas vezes, se dão pelo aprendizado empírico. Como estudante de Engenharia que passou 60% do tempo do curso envolvido com atividades do Ramo Estudantil, foram diversos os momentos em que eram exigidas habilidades interpessoais (de liderança, trabalho em equipe e gestão de prazos) e reflexões intra-pessoais (como saber seus próprios objetivos, reconhecer suas fraquezas e seus pontos fortes, planejamento de carreira).

A partir da curiosidade em melhorar as capacidades, surgem as leituras cotidianas, em que trago neste post um conjunto de 3 livros que podem orientar e ajudar a seus leitores em se desenvolver como profissionais melhores, além de pessoas mais organizadas e centradas.

Faça Como Steve Jobs

Steve Jobs é uma personalidade bastante controversa do mundo do Empreendedorismo e da Tecnologia. Entretanto, são inegáveis suas habilidades como apresentador, comunicador e inovador. O livro consiste de observações sobre as técnicas de apresentação (Que significam tudo menos slides), narrativa, e expressão de Jobs.

A seguir, é possível conhecer dois momentos exemplificados no livro, em apresentações realizadas por Jobs.

O Poder do Hábito

A primeira recomendação é o Livro “O Poder do Hábito”, escrito pelo Jornalista Charles Duhigg. É um estudo feito a partir de uma coleta de relatos sobre vícios e hábitos que vão desde tabagismo a treinamento de equipes de atletas, a partir de uma análise chamada de “Ciclo do Hábito”, que consiste de Gatilho, Rotina, Recompensa e Expectativa. A partir do entendimento de como um hábito nasce, o livro ensina a:

Como identificar um hábito;

Analisar os efeitos do hábito na sua vida pessoal/profissional;

Mudar hábitos prejudiciais;

Criar bons novos hábitos.

O poder do hábito é um livro essencial para todas as pessoas, a partir dos aspectos de saúde física e mental, mas também para profissionais que pretendem melhorar o seu desempenho ou de sua equipe (liderandos ou colegas).

Descubra seus Pontos Fortes

O segundo item dessa lista é o “Descubra seus Pontos Fortes”, do Psicólogo e Fundador da empresa de estaística Gallup Inc., Donaldo O. Clifton. O livro parte de uma pesquisa realizada com 2 milhões de indivíduos, de que todas as pessoas possuem um total de 34 talentos, ou pontos fortes, distribuídos de maneira distinta em cada pessoa (em uma permutação simples, de “34!”, são 290 seguidos de 36 dígitos de possibilidades). A partir dessa premissa, ela propõe que, em vez de as pessoas sempre tentarem compensar suas fraquezas, que invistam seu tempo em melhorar as aptidões em que já são boas (tentando usá-las em conjunto) e trabalhar em equipes com pessoas de outros talentos, de forma a se complementarem.

O livro acompanha um teste de uso único, a ser feito online, para que o leitor descubra seus pontos fortes a partir de uma série de perguntas que devem ser respondidas com a primeira ideia que vier à cabeça. A honestidade no teste (não há necessidade de mentir, pois não há talentos melhores do que outros) vai ajudar ao leitor a orientar seu desenvolvimento a partir das capacidades reconhecidas.

Esses livros são apenas recomendações para os estudantes e profissionais que, diante de um oceano de obras do tipo “Eu sei o que você deve fazer para se tornar bem-sucedido”, trazem experiências e possibilidades práticas de como aplicar o conhecimento de forma simples, além de oferecerem leituras leves e prazerosas. É importante pensar na leitura como um hábito de engrandecimento pessoal, cujo gosto deve ser descoberto pelo leitor, então, esses três podem ser um início de um novo hábito, mas, de todo modo, são grandes formas de reconhecer como você pode usar melhor suas habilidades, como profissional, comunicador ou líder.

About the author: Matheus Cerqueira

Membro IEEE, Webmaster do IEEE UNIFACS em 2018, Presidente do IEEE UNIFACS em 2019