Voluntários do RAS UNIFACS inauguram novo grupo de Estudos!

No final do ano de 2017, o grupo do RAS afim de realizar mais atividades técnicas decidiu formar um grupo de estudos sobre Inteligência Artificial, chamado Grupo de IA. A ideia era de realizar pesquisas num campo de estudo que fosse atual e que a maioria dos membros se identificasse. Uma das motivações também foi o fato da Unifacs ter disponibilizado uma matéria de inteligência artificial em inglês para alunos da universidade. Joanna, então, que se tornaria a líder do projeto, fez a proposta ao próprio professor Otacílio, o qual lecionava a matéria na Unifacs.

Os encontros com o professor e os participantes, inicialmente, se deram para definir qual seria, efetivamente, o objetivo do grupo de estudo. Após algumas discussões, chegou-se a conclusão de estudar diferentes tema e então escolher um para que pudéssemos desenvolver artigos e, talvez, projetos para participar de competições pelo Brasil. Levantamos os conceitos principais relacionados com I.A. e cada participante ficou responsável por pesquisar sobre um dos temas e apresentar aos colegas. Os temas escolhidos foram: Aprendizagem de Máquina: Árvore de decisão e kmeans; Redes Neurais; Fuzzy; Representação de conhecimento e sistemas especialistas; Agentes inteligentes; Algoritmos genéricos; Computação por enxame ou colmeia; e Deep Learning.

Por conta de outros eventos do Ramo, das provas de fim de ano da Unifacs e pelo professor Otacílio estar acompanhando outros alunos numa competição, o grupo não conseguiu se encontrar mais e demos por encerrada as atividades em 2017. O planejamento para 2018 já foi feito e o Grupo de I.A. será retomado já nesse primeiro semestre.

About the author: Matheus Cerqueira

Membro IEEE, Webmaster do IEEE UNIFACS em 2018, Presidente do IEEE UNIFACS em 2019