Concursos e PremiaçõesEventos

REPERCUSSÃO do Desafio Seeds For The Future 2017 UnB Huawei e candidatura a RRR 2017

Após os esforços e alegrias proporcionadas a através do trabalho da Huawei Brasil, UnB e IEEE ComSoc UnB, se faz necessário um resumo. Seja por conta da criação do concurso, seja por conta do prêmio recebido no Rio de Janeiro na IEEE RNR & RNYP 2017, seja pelo reconhecimento pelo trabalho.

O próximo passo do capítulo do Ramo Estudantil é levar o caso de sucesso para concorrer com toda a America Latina, na Reunião Região dos Ramos, a RRR 2017, em Cusco, no Peru. Como é um dos requisitos um vídeo explicando o caso de sucesso, segue link para o mesmo:

As informações abaixo inclusive estão dispostas no artigo a ser enviado. O artigo se encontra disponível aqui.

A criação do Desafio Seeds For The Future 2017 UnB-Huawei, ou simplesmente Desafio UnB-Huawei, através do programa Seeds for the Future, proporcionou um excelente estímulo a solução de problemas práticos de engenharia. Provocou um movimento por criação de projetos e melhores soluções. De forma complementar, foi oferecido um prêmio: intercâmbio de duas semana na China, como todas despesas pagas, para participação de atividades voltadas a área de TIC (tecnologias da informação e comunicação). Apresentação de propostas inovadoras, integração entre alunos, a aproximação entre a universidade, indústria e governo, permitiu que o concurso excedesse todas as expectativas.

Impacto Intelectual

Foram obtidos dezoito pré-inscritos. Número considerado alto dada a limitação de tempo de desenvolvimento da solução. Para compor a banca julgadora do concurso, foi negociada a participação de três representantes da Huawei, entre eles o vice presidente de Relações Públicas, Steve Liuwei; dois representantes docentes da UnB e um representante da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). Ou seja, universidade, indústria e governo estavam devidamente representados. Dos pré-inscritos, foram selecionados seis candidatos para representar os melhores trabalhos produzidos. Uma amostra deles se encontra abaixo.

Impacto da Campanha

Mesmo sendo feita a custo zero, a campanha se mostrou um sucesso e demonstrou engajamento instantâneo dos alunos. Seja no site www.seeds.redes.unb.br ou via redes sociais.

 

Apenas com o primeiro pôster de divulgação foram alcançados mais de 2700 alunos conforme dados de alcance do Facebook, mais os alunos atingidos diretamente. Já na divulgação do resultado, este número foi superior a 3000 pessoas. Durante a escrita do presente artigo, em agosto de 2017, os número se encontram 15% maiores que os extraídos na época.

O resultado foi imediatamente publicado nas redes sociais, inclusive pela própria Huawei Brasil. Houve interesse da UnB TV para documentar através de reportagem e uma matéria no site da Universidade de Brasília. Reportagem disponível https://youtu.be/XdlWFrYKz7k, e até o momento da escrita deste artigo, está entre um dos cinco vídeos mais assistidos do ano de 2017 do canal UnB TV no YouTube.

Demais desdobramentos

O casos de sucesso aqui relatado foi submetido para IEEE RNR & RNYP 2017 – REUNIÃO NACIONAL DE RAMOS E YOUNG PROFESSIONALS 2017, onde foi classificado como terceiro lugar nacional na categoria Atividades Técnicas. Assim, o capítulo IEEE ComSoc UnB foi convidado para apresentar o trabalho realizado no Rio de Janeiro. Em junho, o presente caso de sucesso foi apresentado na convenção em um auditório para quase 300 presentes. Assim como as demais apresentações do Ramo Estudandil da Universidade de Brasília, houve transmissão via Facebook, disponivel em: https://www.facebook.com/RamoIEEEUnB/videos/470084696674764/

A apresentação contou com a participação do Roberto de Marca, ex-presidente mundial do IEEE, ex-presidente mundial da IEEE ComSoc e atual membro do Conselho de Ciência e Tecnologia que elogiou a apresentação após as perguntas do jurados.

Além de claro, o estudante Cassio Fabius, que faz uma escala em São Paulo antes de embarcar até a China. Onde através dessas duas semanas trouxe de volta o conhecimento adquirido.