IEEE Women in Engineering (WIE) é um grupo de afinidade do IEEE e é uma das maiores organizações internacionais de profissionais dedicados à promoção de engenheiras, cientistas mulheres e meninas de inspiração ao redor do mundo.

O desenvolvimento dos projetos e atividades do Grupo de Afinidade do WIE visa à união, empoderamento e engajamento das mulheres em carreiras envolvidas nas áreas de exatas.Dessa forma, são promovidos cursos, palestras, oficinas e eventos tanto para as instituições que fazem parte do WIE quanto para a comunidade, além de atender aos propósitos do grupo, atraindo também o público externo para algumas das atividades. Além de incentivar e abranger mulheres nas áreas de ciências exatas, os projetos do nosso grupo de afinidade visam fortalecer diversas causas sociais, por meio de campanhas e ações.

No início de 2019, o WIE UFRB, realizou sua primeira oficina de Gestão do Tempo, com a presença dos voluntários dos campus Feira de Santana e Cruz das Almas, com o objetivo de melhorar a vida acadêmica ao conciliar com as atividades diárias. A realização dos minicursos: Excel e LateX, que trouxeram grande valor para o crescimento técnico e para o futuro profissional dos voluntários que participaram.

Para inspirar e apoiar jovens, principalmente mulheres na área de exatas, ocorreu no campus de Feira de Santana o “Wie Empodera”, com o apoio do grupo Amélia Empodera, com a finalidade de destacar as qualidades e trabalhar a autoestima feminina na área de trabalho, fazendo crescer o sentimento de engajamento e realização profissional. O evento foi dividido em duas etapas, em um momento foi conversado sobre empoderamento feminino e mercado de trabalho, e logo após, foi feito um ensaio fotográfico com as voluntarias.

O evento “Professional’s Day” do WIE UFRB em parceria com o Capitulo Estudantil IAS UFRB, são palestras onde convidamos profissionais para falarem sobre mercado de trabalho e suas trajetórias na área, com o intuito de motivar e proporcionar novos ideais e sonhos para os participantes, que saem com novas perspectivas para o futuro profissional.

Em algumas das reuniões do grupo, é realizada a atividade “Cine Wie”. Essa proposta surgiu com o objetivo de promover debates sobre temas marcantes abordados em filmes. O Cine WIE é um momento em que é compartilhado conhecimento, discussão de temas relevantes, incentivo e inspiração para as mulheres.

Implementamos no ano de 2019 a atividade “Quando precisar pegue um, quando puder deixe outro”, onde foram deixadas caixas nos banheiros femininos da UFRB, cheias de produtos de higiene íntimos, com a finalidade de melhorar o âmbito estudantil para as mulheres, e incentivando uma troca genuína, já que elas poderiam fazer uma doação, assim que pudessem.

A atividade “Uma carta para você” é realizada periodicamente, na qual cartas são elaboradas com conteúdo motivador que são entregues aleatoriamente pela universidade. Esta atividade foi iniciada em março de 2018 e perpetua até o momento. Geralmente, todos os membros do grupo participam da escrita das cartas. No total, são feitas 30 cartas em cada dia de entrega.

Desde 2018, o WIE realiza próximo ao Natal a Campanha “WIE Natau” para coletar rações, remédios e produtos de higiene a serem doados a uma associação de proteção animal. Em 2019, a campanha arrecadou cerca de 20kg de ração, remédios e produtos de higiene.

 

Entre na nossa página no facebook (https://www.facebook.com/ieeewieufrb/)  e no instagram @ieeewieufrb e nos conheça um pouco mais.