Nossa Logo

Nossa Logo

A presente proposta de logomarca para o Ramo Estudantil do IEEE na UFCG apresenta alguns simbolismos no que concerne às instituições e região envolvidas no projeto.

 

Em primeiro lugar, a logomarca é baseada na própria logo do IEEE, representada pela seta circular que simboliza o sentido do campo magnético induzido pela passagem da corrente elétrica. Isto facilita a imediata identificação do contexto da logomarca. Já a planta desenhada ao centro, o mandacaru (cereus jamacaru), simboliza a região a qual a UFCG está inserida: o semi-árido nordestino. Além disso, o mandacaru tem como característica de ser uma planta forte e com grande capacidade de resistir às dificuldades, onde esta força pode-se aplicar ao contexto do Ramo, que consiste em superar os desafios científicos propostos.

O centro do mandacaru (tronco) representa a UFCG, espinha dorsal da instituição superior que dá suporte acadêmico aos estudantes associados ao Ramo Estudantil. Os galhos laterais representam os cursos de Engenharia Elétrica e Computação – cursos integrantes do Ramo. Os 11 (onze) espinhos disposto ao logo do mandacaru simbolizam o ano de fundação do Ramo Estudantil do IEEE na UFCG: 2011. A seta circular, além de ser uma menção ao IEEE, também transmite a ideia de troca de informações entre os cursos de Engenharia Elétrica e Computação, e a ideia de sustentabilidade – reciclagens – onde é mostrado o comprometimento do Ramo Estudantil em desenvolver pesquisas que busquem uma convivência harmoniosa entre a ciência e a natureza.

Autor: Montiê Alves Vitorino