Perguntas Frequentes (FAQ)

O que é o IEEE?

O IEEE, Institute of Electrical and Electronics Engineers (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), é uma instituição sem fins lucrativos, sediada nos EUA mas que possui ramificações por todo o mundo. O IEEE é a maior associação profissional do mundo dedicada ao avanço da inovação tecnológica e excelência para o benefício da humanidade.

O que é um Ramo Estudantil?

O Ramo Estudantil é gerido por estudantes e para estudantes, contudo não tem função política. A entidade promove cursos, palestras e projetos diversos que complementem a formação dos estudantes, além de desenvolver habilidades de liderança e networking.

Há muitos Ramos Estudantis localizados em várias universidades do mundo: MIT, Princeton, Stanford, Toronto, Politécnica de Hong Kong; e também do Brasil: UnB, UFBA, IFPB, Unicamp, UFRJ, UFABC; todos interligados pelo IEEE.

O que é o IEEE para os membros?

  • Trabalhar em rede com outros membros ao redor do mundo.
  • Crescimento profissional e pessoal.
  • Atualização Permanente.
  • Acesso a alta tecnologia.
  • Exposição e Reconhecimento Internacional.

Quanto custa para se tornar membro do IEEE?

Existem dois períodos de inscrição. O primeiro é de 16/08 do ano anterior a 28/02 do ano corrente, a membresia é "inteira" ou full membership, custando $27 dólares (vale até 31/12 do ano corrente). O segundo é entre 01/03 e 15/08 do ano corrente, considerado um período promocional ou half membership, custando $13,5 dólares valendo por um período menor de tempo, até 31/12 do ano corrente. Para a renovação, a atenção aos prazos é a mesma porém a taxa será de $27 dólares..

Eu não faço Engenharia Elétrica ou Eletrônica. Mesmo assim posso participar do IEEE? E quem não faz nem Engenharia?

Sim! O IEEE foi criado em 1884, numa época quando surgiu a Engenharia; com o passar dos anos, a Engenharia foi se especializando cada vez mais, e hoje temos diversas sub-áreas, como Engenharia Ambiental, de Produção, Mecatrônica, de Sistemas, de Pesca, e ciências afins, como Física, Matemática, dentre outras. Atualmente, existem membros no IEEE de diversos cursos como Administração e Pedagogia, por exemplo. Uma notícia recente é que o IEEE não é mais o "Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos", é somente IEEE, justamente acompanhando esse crescimento.

O que é preciso para me tornar um voluntário do Ramo IEEE UFCG?

Em primeiro lugar, você precisa ser membro do IEEE. Entre membro e voluntário, o caminho é um só: pró-atividade e envolvimento. Então, para se tornar um voluntário basta querer participar das reuniões, da realização de atividades, entre outros.

É possível ser membro/voluntário mesmo que eu esteja no começo do curso?

Sim! Muitas das atividades que o nosso Ramo Estudantil desenvolve não necessitam de nenhum conhecimento técnico específico.