Energias Oceânicas

No dia 20 de junho de 2018, ocorreu a palestra “Energias Oceânicas” com o professor Osvaldo Ronald Saavedra Mendez, Professor titular da Universidade Federal do Maranhão e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energias Oceânicas e Fluviais.

Com uma vasta experiência na área por parte do professor Osvaldo, foi uma grande oportunidade para os ouvintes conhecer as principais pesquisas que estão sendo realizadas aqui no Brasil sobre o potencial de energia de ondas e maré.

Osvaldo Ronald Saavedra Mendez concluiu o doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas em 1993. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Maranhão. É co-fundador do programa de Pós-Graduação de Engenharia de Eletricidade da UFMA, fundador do Núcleo de Energias Alternativas da UFMA, Coordenou a fundação do Instituto de Energia Elétrica na UFMA. Coordenou e/ou participou em mais de 20 projetos de pesquisa e de desenvolvimento, de colaboração nacional e internacional, e de pesquisa aplicada. Foi presidente do VII SBAI /IEEE-LARS, coordenador local SBRN 2004, coordenador local do 2004 IEEE MLSP e membro freqüente de comitês de congressos nacionais e internacionais. Foi Coordenador da Região nordeste da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e membro do Conselho Superior dessa Sociedade por dois períodos. Foi diretor vice-presidente da SBA pelo biênio 2010-2012 e membro da Comissão de Avaliação Trienal de Área – Engenharias IV- CAPES nos anos 2010 e 2013. É membro do comitê editorial de várias revistas, revisor de vários periódicos, membro da SBA e IEEE. Seus interesses abrangem operação de sistemas modernos de energia elétrica, microrredes e energias renováveis. De 2011 a 2014 foi Secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão. Atualmente é diretor-presidente da SBA pelo biênio 2017-2018, membro do CA-EE do CNPq e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energias Oceânicas e Fluviais – INEOF.