Perguntas Frequentes (FAQs)

1. O que é o IEEE?
O IEEE a maior associação profissional do mundo dedicada ao avanço da inovação e excelência tecnológica em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global através de publicações, conferências, padrões tecnológicos e atividades profissionais e educacionais.

A sigla IEEE (pronunciado “I-três-E”), significa Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos.

2. Quanto custa ser um membro IEEE?
Para membros estudantis, a membresia anual do IEEE custa normalmente $27 (dólares). Ao realizar a membresia pela primeira vez, esse valor é reduzido para $13,50.
3. Quais as vantagens de ser um membro IEEE?
Como membro IEEE, você:

  • junta-se a uma comunidade de mais de 420.000 profissionais de tecnologia e engenharia, unidos por um desejo comum de aprender, interagir, colaborar e inovar continuamente;
  • obtém recursos e oportunidades necessárias para acompanhar os avanços tecnológicos recentes;
  • ingressa em uma rede de comunicação com outros profissionais em sua área local ou dentro de um interesse técnico específico;
  • obtém desconto na membresia das sociedades técnicas;

    e muito mais.

4. O que é um capítulo estudantil?
O IEEE é divido em vários subgrupos conhecidos como sociedades, cada uma dedicada a uma área técnica específica dentro do contexto da engenharia e tecnologia. Assim como o ramo estudantil é uma representação do IEEE dentro das universidades, os capítulos estudantis são grupos, formados por estudantes, que representam uma ou mais sociedades dentro do ambiente universitário, promovendo atividades acerca dos assuntos de interesse da(s) sociedade(s).
5. O que é a AP-S?
A Antennas and Propagation Society (AP-S) é a sociedade do IEEE dedicada aos temas que envolvem antenas e propagação. O campo de interesse da APS engloba:

  • antenas, incluindo análise, projeto, desenvolvimento, medição e teste;
  • radiação, propagação e interação de ondas eletromagnéticas com meios discretos e contínuos;
  • aplicações e sistemas pertinentes a antenas, propagação e sensoriamento, como óptica aplicada, técnicas de ondas milimétricas e submilimétricas, processamento e controle de sinais de antenas, radioastronomia e aspectos de propagação e radiação de comunicações terrestres e espaciais, incluindo sem fio, móvel, satélite e telecomunicações.
6. Quanto custa a membresia da AP-S?
Para membros estudantis, a membresia da AP-S custa normalmente $8 (dólares), além do valor de membresia IEEE. No primeiro ano de membresia, esse valor é reduzido para $4.

De forma especial, o capítulo estudantil IEEE APS UFCG oferece um desconto anualmente para seus voluntários com uma redução de 50% desses valores ($4 membros veteranos e $2 para novos membros); saiba mais aqui.

7. Quais as vantagens de ser um membro AP-S?
Além de todas as vantagens de ser um membro IEEE, como membro AP-S você:

  • recebe mensalmente em sua casa a IEEE AP-S Magazine, uma revista atualizada acerca dos principais tópicos em antenas e propagação;
  • tem acesso a uma vasta coleção de webinars gravados nos congressos da AP-S realizados mundialmente;
  • obtém desconto para realização de inscrição nos eventos apoiados pela AP-S;
  • tem prioridade de vaga nos eventos realizados pelo capítulo, como encontros e visitas técnicas;
  • participa mensalmente do sorteio de brindes personalizados da AP-S;

    e muito mais.

8. Para participar como voluntário do capítulo preciso ter a membresia?
Não! Apesar de incentivarmos fortemente a membresia, ela não é obrigatória para participação no capítulo. Para ser voluntário são necessárias disposição e proatividade na realização das atividades promovidas pelo grupo.
9. Quem pode ser voluntário AP-S?
Qualquer pessoa, de qualquer período, de qualquer curso, que possua interesse nos temas abordados pelo capítulo e esteja disposto a aprender e ajudar na realização das atividades.
10. Não encontrei resposta para minha dúvida aqui, o que devo fazer?
Se você não encontrou a resposta para a sua pergunta aqui, nós teremos o maior prazer de respondê-la em nossas redes sociais (@apsufcg) ou por e-mail.