Filomena Soares

Curso: Licenciatura em Engenharia Química, Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores, perfil de Automação Industrial, Programa Doutoral Engenharia Química
Onde trabalha: Universidade do Minho, Guimarães, Portugal
Função: Professora

Em 1981/82 ingressei no curso de Engenharia Química da FEUP. O objetivo profissional que projetava na altura incluía trabalhar na produção, ser engenheira numa indústria têxtil. No entanto, após cinco anos de licenciatura, continuei nesta casa como bolseira de investigação, realizando os trabalhos de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores, perfil de Automação Industrial e de Doutoramento em Engenharia Química, ambos sob orientação do Prof. Sebastião Feyo de Azevedo.

Fiquei fascinada pelo mundo académico! E os caminhos inicialmente traçados foram então ajustados…
Assim, desde 1992 sou professora no Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho e Investigadora do Centro Algoritmi.
Os principais interesses científicos centram-se nas áreas da modelização e controlo de processos e na área de automação de sistemas. Interesso-me pela área da educação/lecionação, em particular pelo blended-learning. A utilização de robôs como meio de promover a interação e comunicação com crianças com perturbações do espectro do autismo e o desenvolvimento de jogos sérios como ferramenta de reabilitação cognitiva ou motora tem sido alvo da minha investigação.

Desde 2010 sou presidente do grupo de afinidade do IEEE (The Institute of Electrical and Electronics Engineers) WIE (Women in Engineering).

O principal objetivo do grupo de afinidade é:

  • Contribuir para uma perspetiva de género relativa à progressão de mulheres com carreiras de sucesso em engenharia;
  • Identificar e discutir as principais variáveis que influenciam a progressão na carreira de engenheiros;
  • Facilitar o desenvolvimento de programas e atividades que promovam a entrada e a retenção de mulheres nos programas de engenharia.

Acreditamos que a Engenharia como área multidisciplinar integra em si uma ampla versatilidade de características. Na nossa visão, um(a) engenheiro(a) deve demonstrar uma boa capacidade de análise, estratégia na resolução de problemas, capacidade de liderança e organização assim como uma boa capacidade de entendimento e interação com a sociedade e meio onde está inserido na sua ação.

In http://engenheira.forum.pt/index.php/component/k2/item/36-filomena-soares

Please follow and like us:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *