Microsoft Portugal lança projeto pioneiro de formação e capacitação de mulheres jovens na área das Tecnologias de Informação, “Do IT, Girls”. Cerca de 40 mulheres vão receber formação e, após as três provas de seleção, cinco irão estagiar em empresas parceiras da Microsoft Portugal. Desenvolver competências, criar oportunidades de carreira, reduzir o desemprego jovem e criar emprego qualificado na área das TIC, em particular junto do público feminino, são os grandes objetivos do projeto.

Lisboa, 23 de abril de 2014 – No Dia Internacional das Mulheres na Tecnologia, assinalado em diversos países a 24 de abril, a Microsoft Portugal apresenta o “Do IT, Girls”, um projeto pioneiro de formação e capacitação de mulheres jovens na área das Tecnologias de Informação, e que terminará com um estágio profissional para cinco destas formandas na Microsoft Portugal ou em empresas suas parceiras. Esta seleção das cinco finalistas é da responsabilidade dos mentores que acompanham o projeto e decorrerá no final de cada uma das três sessões presenciais.

Ao longo de dois meses (de maio a julho), cerca de 40 jovens serão acompanhadas por quatro mentores e por voluntários da Microsoft Portugal, recebendo formação na área das TI. Nas três sessões presenciais ou nas formações à distância, vão também aprender a identificar oportunidades de carreira no setor e estabelecer contacto com profissionais da indústria, assim como aprofundar conhecimentos sobre temas como finanças pessoais, liderança, gestão de pessoas e auto-promoção.

Dirigido a mulheres entre os 18 e os 26 anos, o “Do IT, Girls” pretende inspirar uma nova geração de talentos, liderada por mulheres interessadas numa carreira profissional na área das TIC. Criar oportunidades para a criação de emprego qualificado, para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso, e para a redução do desemprego junto destas jovens são alguns dos principais objetivos do projeto. Outro objetivo é dar um tom feminino a uma área dominada por homens.

O “Do IT, Girls” insere-se no programa europeu “Empowering Youth”, através do qual a Microsoft promove a partilha de conhecimento e disponibiliza as ferramentas necessárias ao desenvolvimento de competências, que permitam aos jovens construir uma carreira de sucesso, fundamentada nos seus objetivos pessoais e nas necessidades do mercado empresarial.

Para Vânia Neto, Diretora para a área da Educação, Cidadania e Responsabilidade Social na Microsoft Portugal, “há centenas de estudantes e jovens mulheres com enorme talento e aptidão para a área da tecnologia, mas que não têm a confiança necessária para seguir uma carreira nesta área, ainda muito dominada pelo sexo masculino. Acreditamos que através do programa ‘Do IT, Girls’vamos ajudar a reverter este cenário, contribuindo para a redução do desemprego jovem, para a criação de mais emprego qualificado e de uma nova geração de talentos que trará certamente novas perspetivas e contributos para uma área com enorme potencial, mas onde há ainda muitas oportunidades por explorar”.

As Mulheres na Tecnologia

De acordo com dados da Comissão Europeia (relativos a 2013), apenas quatro em cada 1.000 mulheres vão trabalhar no setor das Tecnologias de Informação. Na verdade, e apesar do enorme potencial do setor, as mulheres continuam a estar pouco representadas: apenas 29 em cada 1.000 mulheres tem um Bacharelato, Licenciatura ou formação na área das TIC, em comparação com 95 em cada 1.000 homens. Muitos empregadores em toda a UE afirmam existir uma elevada escassez de pessoas qualificadas no setor, apesar dos dados da Comissão Europeia sugerirem que haverá 900 mil vagas para funções relacionadas com TI em 2015.

Dia Internacional das Mulheres na Tecnologia é uma iniciativa global organizada pela ITU, agência das Nações Unidas especializada para as TIC, que pretende promover uma maior consciencialização e interesse de mulheres jovens numa carreira profissional na área das Tecnologias de Informação.

Enquanto parceira da iniciativa, a Microsoft participa e desenvolve um conjunto de iniciativas de formação e capacitação de jovens mulheres na área das TI através dos seus voluntários, em todo o mundo, incluindo Portugal, Itália, Bélgica, Suíça e Dinamarca, impactando mais de 1.000 mulheres.

Mais informações:

In http://www.microsoft.com/pt-pt/news/Press/2014/Abr14/04-23MicrosoftinspiraTalentosFemininosPR.aspx

Please follow and like us:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *