Uma marca de brinquedos americana lançou uma boneca que pretende quebrar preconceitos de beleza e inteligência
A GoldieBlox nasceu em 2012 com o objetivo de inspirar a próxima geração de engenheiras. No site oficial, a empresa explica que áreas como a engenharia, ciências, matemática e tecnologia são dominadas por homens e as meninas perdem interesse nestes assuntos com apenas oito anos de idade. Em parte, isto acontece porque as meninas não são incentivadas a usar brinquedos de construção, que são vistos como brinquedos para meninos. A marca quer mudar esta mentalidade, “destruindo a passadeira cor-de-rosa.”Assim, a start-up americana pretende a elevar a outro patamar o momento de brincar, desafiando as meninas: “Estamos aqui para ajudar a nivelar o campo de jogo em todos os sentidos da frase. A nossa história e os nossos kits (que incluem cubos, rodas e manivelas para ser montadas) reforçam a confiança das raparigas nas suas capacidades e dá-lhes as ferramentas que precisam para construir e criar coisas incríveis”.A marca desenvolveu a boneca Goldie, que pretende combater os padrões de beleza instalados. A menina de cabelos louros encaracolados, macacão e ténis vermelhos é a protagonista do vídeo de apresentação, onde uma fila de meninas todas iguais (com cabelos lisos, vestidos de princesa e sapatos brilhantes) marcha em direção a uma boneca que faz lembrar a Barbie, ouvindo uma máquina que repete a mensagem “Tu és a beleza. A beleza é a perfeição.” Goldie destrói a máquina com o seu martelo e liberta as meninas.

A fundadora da marca, Debbie Sterling, desenvolveu a ideia depois de ter vivido uma experiência similar à representada. Enquanto criança, Debbie nunca ouvir falar de engenharia até que, já no ensino secundário, a professora de matemática a incentivou a seguir esse caminho. A jovem viria a formar-se em Engenharia Mecânica e Desenvolvimento de Produto e, ao ver a pequena quantidade de mulheres a frequentar o curso, Debbie decidiu que era momento de introduzir a engenharia às meninas.

A mensagem da GoldieBlox é clara: “Bonecas de moda ensinam as raparigas a valorizar a beleza em vez da inteligência. A cada três segundos é vendida uma.” Acrescentando: “Acreditamos que há um milhão de meninas por aí que são engenheiras. Mas talvez ainda não o tenham descoberto.”

Por Joana de Sousa Costa
Artigo do parceiro: Mood

In http://lifestyle.sapo.pt/

Please follow and like us:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *