IEEE

logo

O Institute of Electrical and Electronics Engineers – IEEE (lê-se I três E)  é uma organização internacional sem fins lucrativos, que promove o desenvolvimento, integração e aplicação do conhecimento técnico-científico de áreas relacionadas à Engenharia Elétrica, através de congressos, publicações e mídia eletrônica, sendo também responsável por estabelecer diversos padrões técnicos. Suas atividades possuem uma grande credibilidade em todo o mundo, sendo realizadas periodicamente em todos os continentes.

Criado em 1884 por Thomas Edison e Alexander Graham Bell, o IEEE é a maior e a principal associação profissional do mundo para o avanço da tecnologia sendo responsável pela publicação de mais de 30% de toda a literatura de Engenharia Elétrica, Eletrônica, Computação, Biomédica, Aeroespacial, Sistemas de Potência e Telecomunicações do mundo.

O Instituto é líder no avanço da tecnologia, fomentando a prosperidade global pelo estímulo da inovação tecnológica, beneficiando as carreiras de seus membros e promovendo sua integração em uma comunidade global de profissionais de Engenharia Elétrica e áreas correlatas.

 O seguinte vídeo mostra um pouco sobre o IEEE:

Atualmente o IEEE possui mais de 430.000 membros em todos os continentes, dentre os quais 25% são estudantes, organizados em aproximadamente 1.400 Ramos Estudantis.


IEEE no mundo

O IEEE congrega mais de 430.000 associados, entre engenheiros, cientistas, pesquisadores e outros profissionais, em mais de 160 países.

É dirigido por um Board of Directors, e por um Executive Commitee. Compõe-se de 10 Regiões, 39 Sociedades Técnicas, 7 Conselhos Técnicos, e por aproximadamente 1200 Society Chapters e 333 Seções.

Regiões do IEEE no mundo

Regiões do IEEE no mundo


IEEE no Brasil

Das 333 Seções do IEEE existentes no mundo, 5 delas estão no Brasil e, juntas formam o Conselho Brasil.

São elas:

1. Seção Bahia
2. Seção Centro-Norte Brasil
3. Seção Minas Gerais
4. Seção Rio de Janeiro
5. Seção Sul Brasil

Estas seções abrangem todos os Estados do Brasil e são assim classificadas:

IEEE Brasil

IEEE Brasil